quarta-feira, março 07, 2007

"Retalhos"

Passaram-se, exactamente, dois anos e três meses desde que escrevi estas palavras. Recordo-me que naquela altura, como agora, já não me atrevia a ensaiar um poema há muito tempo. Antes dessa época, quando era ainda uma menina de 16 anos, escrevia poemas e mais poemas. Em boa verdade eram apenas alguns versos dispersos que, por vezes, rimavam uns com os outros. Sempre muito intensos e profundos. Hoje, à distancia dos anos que passaram desde que os escrevi, leio-os (guardo-os todos porque fazem parte de mim) e percebo a inocência e a ingenuidade perdida naquelas palavras, naquelas linhas às quais, com orgulho, chamava poemas.

Um breve encontro com o passado no sábado à noite, ou então a sensação de ter-me cruzado com esse mesmo passado, trouxe-me à memória as linhas que se seguem. As palavras que esse mesmo passado disse terem “perfume a passado”.


"Retalhos"
"Recordações fragmentadas que me invadem a mente,
Me enchem a alma e iluminam o coração…
Tempos que passaram e deram lugar a um presente
Em que os meus olhos chovem de desilusão…

Vestígios de algo que nasceu em mim…
Algo que nunca consegui explicar…
E o que me ficou do que senti,
Lancei a custo nas ondas do Mar…

Perdida em memórias traiçoeiras
Que me fazem esmorecer a alegria,
Recordo as manhãs soalheiras
Em que ver-te me animava o dia…

Retalhos de um sonho que desejei real…
Pedaços de uma ilusão que me fez voar…
Motivos não encontro para tanto mal,
Que me ficou apenas por sonhar… "

(Ana)

4 comentários:

Alphynho disse...

O "perfume" costume ter sempre o mesmo odor, seja ele passado, presente ou futuro :o)

Maria disse...

Alphynho - O passado tem sempre um perfume especial, porque à distancia do tempo que passou o que foi mau tende a parecer cada vez menos mau, e o bom acaba por se eternizar (parecendo, por vezes, melhor do que realmente foi)... Chama-se vida...

Beijinho,

Maria

Alphynho disse...

Maria,
A isso chama-se sonhar. A vida, muitas vezes, é muito melhor do que o sonho :oD
Aliás, eu nunca deixo de perseguir um sonho... quando não há numa pastelaria, vou a outra :oD

Maria disse...

Alphynho - Mas, por vezes, a vida consegue ser pior do que um pesadelo...

Eu deixei de conseguir ser capaz de perseguir o sonho... Pelo menos por agora... Quem sabe um dia não serei capaz de voltar a fazê-lo???

Beijinho,

Maria