terça-feira, outubro 10, 2006

"Escolhas"(I)

Nota prévia: O "Escolhas" é uma estória que comecei a escrever noutro lugar e à qual decidi, agora, dar continuação. Vou republicar aqui as três primeiras partes, anteriormente publicadas no meu antigo blog, para depois continuar a contar a história da "Marta" e do "Afonso". Espero que gostem.


“Ainda me recordo da primeira vez que nos vimos… Não foi nada romântico… Ficaste arreliadíssimo por eu ter entornado café por cima de ti, no meio da galeria…
Eras amigo do meu irmão Francisco, mas nunca te tinha conhecido… Quando ele nos apresentou fiquei expectante quanto à tua reacção… Estavas tão furioso que nem te apercebeste que eu era eu… “Afonso, esta é a Marta, a minha irmã mais nova!”… “Finalmente conheço a famosa Marta!”, disseste num primeiro momento para, no momento seguinte, fazeres cara de mau… “A menina é uma desastrada!”… Foi a minha vez de ficar furiosa com o tom arrogante e pretensioso com o qual proferiste tais palavras, e acabei por despejar o que restava de café, na minha chávena, por cima da tua gravata… Virei costas e saí…
Qual não foi o meu espanto quando, no dia seguinte, recebo em casa uma caixa de “Blue Rose”, nada mais nada menos que os meus bombons favoritos, acompanhados de um cartão que apenas dizia “Desculpe. Afonso”… “O Francisco”, pensei eu… Liguei-lhe e ele confirmou-me que lhe tinhas perguntado como te poderias desculpar pelo modo como tinhas falado comigo… Desliguei o telefone e fiquei sentada em cima da cama a olhar para a caixa e para o cartão… Qual não foi o meu espanto quando reparei que havia algo mais escrito no cartão – o teu número de telemóvel… Sorri… Coloquei o cartão em cima da mesa de cabeceira e fui tomar banho… Saí para o trabalho e nessa noite fui jantar a casa dos meus pais… O Francisco também lá estava… Contei-lhe sobre o conteúdo do cartão e ele riu-se… “Telefona-lhe!”… Prático como sempre…
Só voltei a olhar para o tal cartão dois dias depois… Liguei-te… Demoraste uns segundos a associar o nome à pessoa, mas a tua reacção foi engraçada: “Suponho que estou perdoado!”… Combinamos um café… Depois outro, e outro, e ainda outro…
Ao fim de três meses éramos, oficialmente, namorados… Aconteceu tudo muito rápido e passado pouco tempo vieste morar cá para casa… Acho que no dia em que te mudaste teve início o fim… Foi uma revolução na minha vida… De um momento para o outro tinha outra pessoa dentro da minha casa, a partilhar o meu espaço, a minha vida…No início foi muito bom… Mas eu não estava preparada, e tu nunca percebeste isso… E o desfecho foi o inevitável, pelo menos para mim…
Hoje, de cada vez que olho para as estantes tenho a falsa ilusão de que ainda estás aqui… Os teus livros, entre os meus, dão a sensação de uma presença irreal… Não levaste nada que te pudesse fazer recordar-me… E assim ficaram os livros que gostavas de ler-me, como se eu fosse uma menina pequenina, e os CD’s que compramos juntos, mais os que te ofereci e, ainda, os que me ensinaste a gostar… Livros que não voltei a folhear… CD’s que não voltaram a tocar… E as cartas… Aquelas que me escrevias quando me sentias mais distante e que julgavas que me levariam, de novo, para perto de ti… Nunca percebeste que algo tinha mudado… E por isso não foste capaz de acreditar que eu não tivesse outra pessoa quando te pedi para sair… Não conseguiste aceitar que eu quisesse, simplesmente, ficar sozinha… Não vês que não precisava de ter alguém para não querer ficar contigo??? Não conseguiste perceber que eu é que tinha mudado… “Os sentimentos mudam!”, disse-te na esperança de te fazer entender… “Gosto muito de ti, mas preciso de estar sozinha!”… Mas foram só palavras vãs… Não queria magoar-te, mas não podia continuar a sentir-me assim… “Não passas de uma menina mimada que quis brincar aos crescidos!”, disseste antes de saíres batendo com a porta… Foste embora e eu fiquei aqui… Sozinha, como queria ficar…
Sei que tens falado com o Francisco… Ele, até hoje, não conseguiu entender a minha decisão… Continua a dizer-me que cometi o maior erro da minha vida… Não quero pensar se ele tem razão, ou não… Mas na altura não poderia ter sido de outra maneira…
Um dia destes telefono-te… Há coisas que tenho de te dizer… Agora que já estás convencido de que não há outra pessoa na minha vida, pode ser que seja mais fácil para ti entenderes as minhas razões… O problema não eras tu… O problema era eu… Até porque ainda gosto muito de ti…”

4 comentários:

k8tye disse...

Cheguei ao fim e suspirei... Gostei mesmo do texto.... Quero muito ver o resto... Podia aqui dissertar sobre as razoes que passaram pela cabeça da persoangem feminina...mas por mais suspeitas que mandasse ao ar, o certo é que nem sempre as nossas decisões são entendidas de animo leve... É sempre estranho gostarmos muito de uma pessoa mas precisarmos de estar sozinhas... porque existem mais coisas para além de gostar... e o nosso "espaço" por vezes é uma delas... O Afonso parece-me o tipico homem carinhoso, amavel... e por isso mesmo "agarrado" a um relacionamento estável... sem grandes "ondas"...
Fico ansiosamente à espera de mais novidades deste casal.... :)

Maria disse...

K8tye - O nosso "espaço" é fundamental!!! E se numa relação um não sabe entender que o outro precisa desse "espaço" e que isso não significa que não se goste, ou que se gosta menos, então não há alternativa possível. É a velha história de apanhar um punhado de areia e de apertar a mão com força, fazendo com que a areia escape toda da nossa mão. Se, por outro lado, fizermos da nossa mão uma concha, alguma parte areia é levada pelo vento, mas a maior parte dela fica alí, sob a protecção da nossa mão! Acredito que com as pessoas também é assim: temos de deixar aqueles que amamos abrirem a asas e voarem, porque se os tentarmos prender só faremos com que tenham ainda mais vontade de voar e partir, de vez. Pelo menos eu sou assim: quem tenta prender-me só me faz ter ainda mais vontade de ser livre!!! Como ouvi uma vez: "Quem ama confia!", e quem confia deixa voar e respeita o espaço do outro sem inseguranças desnecessárias.

(quase fiz outro post na resposta ao teu comentário!!!)

A história continua na próxima 3ª!!!

Beijinho grande ;-)

k8tye disse...

Espreita o meu blog... colocaram la um texto bem que servia de complemento ao teu comentario ....:P ;) **** concordo ctg ***

GMSMC disse...

A menina não tenciona acabar esta história?