segunda-feira, outubro 16, 2006

Doce saudade

Em conversa com uma amiga, tecemos umas "considerações" interessantes relativamente aos lugares onde já fomos felizes...
Os lugares onde fomos felizes tendem a deixar-nos uma doce saudade quando ficamos algum tempo longe deles. São lugares que fazem parte de nós, que ajudaram, através dos momentos das nossas vidas que testemunharam, a fazer de nós aquilo que somos. Mas nesses lugares, por vezes, fica apenas isso, a beleza e a memória da felicidade que neles experimentamos. E nem sempre o regresso nos faz sentir como esperávamos. Como canta o Rui Veloso “Nunca voltes ao lugar/Onde já foste feliz/Por muito que o coração diga/Não faças o que ele diz”! E esta música tem a sua razão de ser. Voltarmos aos lugares onde fomos felizes só faz sentido se for para, de alguma maneira, perpetuar essa felicidade. Se for só para recordar, então é melhor deixarmo-nos estar quietinhos com a doce saudade que temos dentro de nós. Porque voltar para, apenas, recordar, pode deixar-nos um sabor amargo na boca.
É curioso que, quando a saudade nos aperta no peito, tendemos a não pensar nestas coisas e só queremos deixar de a sentir. Mas quando alguém nos fala dessa saudade que sente, apressamo-nos a desfiar o rol de recomendações que já sabemos de cor. Como me disse um amigo há uns tempos atrás: "Não tens saudades daquele lugar. Tens é saudades do tempo que passaste lá!" E na altura ele tinha razão!!!

2 comentários:

Pedro disse...

Não te esqueças que também muitas vezes sentimos saudades dos locais. E falo por experiência própria...

Bjs

Maria disse...

Pedro - É bem verdade que também se sente saudades dos lugares. Quantas vezes não sinto saudades da esplanada do Cubo e da companhia do Douro...(só para dar um exemplo de um lugar que me faz ter saudades)

Mas, o que o meu amigo me disse em relação ao lugar em questão era verdade... Naquele caso eu não tinha saudades do lugar, era mesmo do tempo que lá passei... :-)

Beijinhos