sexta-feira, maio 18, 2007

"O mundo ao contrário"

Cada vez mais me convenço que, simplesmente, duas pessoas gostarem uma da outra já não chega. Parece que nos últimos tempos anda tudo virado do avesso, como se todos, de repente, tivessem ficado com “o mundo ao contrário”, como cantam os Xutos.


A M. gosta do R.. Namoraram um ano e tal, e ele acabou com ela. Depois andou a enrolá-la durante imenso tempo dizendo-lhe que não sabia se queria voltar a namorar com ela, ou não. Até que, um dia, se lembrou que afinal não queria. E foi cada um, definitivamente, para seu lado.

O M. e a M. gostavam um do outro. Namoraram algum tempo. De um momento para o outro, e sem razão aparente, a M. lembrou-se que, afinal, já não sabia se gostava do M.. Acabaram e agora quase não podem ver-se à frente.

O N. namorou com a P. mais de um ano à distância. Quando passaram uma semana juntos acabaram. Ele diz que percebeu que apesar de gostar dela, eram incompatíveis (será que isto existe? – gostar e não ser compatível???). Depois, o N. gostou da R. que até lhe achou piada, mas que, mais tarde, se apaixonou por outro N..

A M. e o F. andaram às turras muito tempo, sem se entenderem, mas agora estão felizes e contentes. No entanto, estiveram quase a ser um caso em que gostar só não chega.

Bem, de mim nem falo, porque nem vale a pena...

O meu orgulho são mesmo a minha Baixinha e o meu Maninho querido que, o mais tardar daqui a um ano, vão casar!!! Fiquei mesmo feliz!!! Se há casal que foi feito um para o outro são aqueles dois. É ao pensar neles que percebo muitas coisas e desejo, do fundo do coração, poder ser tão feliz como eles são! Mas, na verdade, a história deles também não foi fácil. O meu Mano sempre adorou a minha Baixinha, mas ela sempre achou que não. Quando éramos mais miúdos, aí com 15/16 anos, eu dizia, para quem quisesse ouvir, que aqueles dois ainda iam acabar juntos, e toda a gente olhava para mim como se eu fosse doida. O resultado está à vista! E eu nunca fiquei tão feliz por ter tanta razão!!!

Para os outros, e para todos os que têm “o mundo ao contrário”, deixo aqui o refrão da música dos Xutos com o mesmo nome.

“Se gosto de ti,
Se gostas de mim,
Se isso não chega
Tens o mundo ao contrário.”
(Xutos & Pontapés)

Não vale a pena ter-se “o mundo ao contrário”. Custa tanto. Mais vale sentir plenamente, nem que seja para depois acabar. Ao menos tem-se a certeza de que se deu o tudo por tudo. Eu ainda acredito que quando alguém gosta de nós verdade é capaz de qualquer esforço, e se não tenta, então é porque não gosta. Radical? Talvez! Mas a vida é mesmo assim. Como diria o meu amigo M. “é matemático”...

4 comentários:

Anónimo disse...

O amor é um sentimento muito complicado e é verdade que gostar às vezes não chega. Além de gostar, é preciso sentir-se bem na relação que se tem. E, por muito que se goste da outra pessoa, não vale a pena seguir em frente numa relação que não nos completa.

Maria disse...

Gu - É isso mesmo! É por estas, e por outras (é claro), que eu gosto tanto de ti: percebes-me tão bem... ;-)

E ainda completo o que disseste: mais do que sentir-se bem na relação que se tem, é preciso lutar por ela e fazer com que dê certo. Mas esta tem de ser uma batalha travada a dois, porque se for só um a lutar acaba por cansar-se, perder a força e desistir de vez...

Beijinho grande,

Maria

Anónimo disse...

A vida e o amor são duas linhas paralelas k raramente se cruzam...O amor não é simples nem foi feito para o ser, não é uma questão de mundo ao contrário, de gostar ou não gostar. A paixão essa é mais fácil, mais dócil, mais terna e efémera, mas quando acontece vale sempre a pena vive-la

Anónimo disse...

concordo contigo! viver intensamente compensa SEMPRE! ao menos, quando as coisas acabam, sabemos que demos o nosso melhor...

Só não acho é que devemos esperar do outro a mesma atitude que nós. As pessoas são todas diferentes e as reacções às relações também.

Por vezes tentamos que o outro seja o nosso espelho mas raramente isso resulta.

ps. gostei do blog, vou continuar a visitar!